Cliente: Instituto Goethe Porto Alegre
Data: DEZ/21

Projeto e arte: Camila Moritugui
Assistente de arte: Mitti Mendonça
Arranjo e violão: Eduardo Gutterres

Direção criativa e Produção executiva: Bruno dos Anjos
Mixagem e Masterização: Leonardo Braga
Direção de fotografia: Guilherme Becker
Edição e tratamento de cor: Bruno dos Anjos

Goethe-Institut Porto Alegre
Direção: Stephan Hoffmann
Programação Cultural: Isabel Waquil e Annekatrin Fahlke​

// SOBRE O PROJETO

Em dezembro de 2020, o Goethe-Institut Porto Alegre lança um projeto especial que celebra os 250 anos de Ludwig van Beethoven, uma das personalidades culturais mais importantes da Alemanha. Impulsionado por este importante aniversário, o Instituto convidou a artista Camila Moritugui para desenvolver um projeto gráfico no muro do prédio sobre este tema. Paralelamente, o violonista Eduardo Guterres selecionou e tocou trechos da 3ª Sinfonia de Beethoven enquanto Moritugui pintava o muro.

Todo esse processo musical e gráfico foi registrado pelo coletivo OCorre Lab e agora é lançado em forma de videoclipe para celebrar este importante aniversário cultural. 

No muro do Instituto, Camila Moritugui teve como referência partituras musicais de Beethoven, cores primárias e formas geométricas básicas que remetem à história do design e também dialogam com o legado iniciado pela escola Bauhaus, umas das mais importantes do segmento na Alemanha e no mundo.

Já Guterres selecionou trechos do fim do primeiro movimento da 3ª Sinfonia (conhecida como Heroica) e fez um arranjo para três violões. A construção do arranjo se deu através do processo de ouvir gravações e analisar a partitura, além de trazer para o violão as frases musicais que fazem os violinos, flautas, fagote, contrabaixo.

You may also like

Back to Top